Sobre

INSTITUCIONALMENTE é um ciberespaço dedicado à melhor compreensão de um objeto único, de um conceito relativamente complexo – o conceito de INSTITUIÇÃO.

Como é que se constitui uma INSTITUIÇÃO? Toda organização é, ou pode ser, uma instituição? O que diferencia, distingue, uma instituição?

Para responder a essas e outras perguntas, INSTITUCIONALMENTE lança mão de artigos e conteúdos transdisciplinares. Isto porque o conceito de instituição está presente em muitas disciplinas nos campos do Direito, da Ciência Política, da Economia, da Administração e das Relações Públicas, entre outras áreas de saber. E as perpassa transversalmente.

No caso das Relações Públicas, o tema é essencial, uma vez que a legislação que regulamentou a profissão de relações-públicas no país (Lei 5.377/1967) assim define o seu objeto central em seu Artigo 2o.):

Consideram-se atividades específicas de Relações Públicas as que dizem respeito:

a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação;

b) a coordenação e planejamento de pesquisas da opinião pública, para fins institucionais;

c) a planejamento e supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais;

d) a planejamento e execução de campanhas de opinião pública;

e) ao ensino das técnicas de Relações Públicas, de acordo com as normas a serem estabelecidas, na regulamentação da presente Lei.

Diversos autores abordam o objeto INSTITUCIONAL. A teoria institucionalista de Douglass North, por exemplo, encaminha a matéria na Economia. Conhecer diferentes formas de abordagem da institucionalidade, do institucionalismo, torna-se fundamental para bem apreender-se os conceitos, sua aplicação, e seus desdobramentos no dia a dia, uma vez que… se as disciplinas, em si, não são transdisciplinares, pesquisadores e seus objetos de estudo podem sê-lo. E isto faz toda a diferença.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s