#072

Crise e Oportunidade.

Já muito se escreveu sobre esta díade. Vou tratar de uma bem específica; nas profissões da Comunicação.

Se jornalistas e publicitários se encontram em crise, porque em crise o mercado está, vale a pena aproximarem-se dos colegas RPs.

RP: perfil da hora.

Por que?

Jornalismo e Propaganda são dois segmentos em franco encolhimento e indefinição, sobretudo após o fenômeno das ‘fake news’ – que os abala igualmente (no portal do Observatório da Comunicação Institucional – OCI há vasto ‘clipping’ sobre o tema).

O único segmento em ascensão é o de RP – mesmo que o termo não seja explicita (e corretamente) utilizado.

Pensamento estratégico, visão holística e ‘foco no outro’ são habilidades e competências que só uma formação provê, a nossa.

Daí que, numa volta ao clássico conceito de A.C.S. (Assessoria de Comunicação Social), dos autores-professores-profissionais gaúchos Kopplin & Ferraretto, os três perfis devem aglutinar-se (talvez ainda somando os préstimos de um quarto perfil, o de ‘designer’) – sob a liderança de RPs – para melhor atender às organizações de maneira autônoma, liberal e independente – como consultoria – mesmo para clientes de pequeno e médio porte (porque os de grande porte já contratam assim).

Manoel Marcondes Machado Neto, relações-públicas (desde 1981) e professor (desde 1985).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s